Pular para o conteúdo principal

Policiais vão ter gratificação por armas apreendidas

22/02/2013 - 12:02

Policiais vão ter gratificação por armas apreendidas
O secretário Sandro Avelar acredita no sucesso das novas medidas
 O Governo do Distrito Federal deflagrou a Operação Asas. O objetivo é atuar de forma preventiva na segurança das áreas centrais de Brasília, onde há maior fluxo de pessoas. Dentre elas, Parque da Cidade, Rodoviária doPlano Piloto, quadras comerciais, asas Sul e Norte. Na primeira fase, que deve durar 45 dias, o patrulhamento da Polícia Militar do DF (PMDF) contará com reforço de 250 militares e 40 viaturas, realocados de setores administrativos e batalhões.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, a operação faz parte  do programa Ação pela Vida, para reduzir a criminalidade em pontos específicos. "Locais com maior fluxo de pessoas demandam, em determinados momentos, uma atenção especial. Temos agora essa possibilidade de mobilizar o efetivo e corresponder às expectativas da população nessas áreas", afirmou.
A operação começou na sexta-feira (15) em locais como o Parque da Cidade, e será intensificada nas próximas semanas. "É um trabalho preventivo. Faz parte de uma nova visão da polícia, não apenas repressiva, mas também cidadã e presente, para trazer a sensação de segurança e tranquilidade à população", explicou o comandante-geral da PMDF, Suamy Santana.
"Brasília ainda está em uma situação privilegiada se comparada aos índices de violência das outras capitais. De maio a dezembro de 2012, o número de sequestros-relâmpagos, por exemplo, reduziu 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. Por isso estamos intensificando nossas ações para que a tranquilidade seja mantida", destacou o secretário de Segurança Pública.
Bonificação – Os policiais e guarnições integrantes da Operação Asas receberão uma bonificação, em dinheiro, para cada arma de fogo retirada das ruas. "Temos conseguido, nos últimos meses, realizar um intenso trabalho de apreensão, o que demonstra o esforço de toda a equipe. Por isso, eles serão remunerados por produtividade, como forma incentivá-los, já que correm risco nessas ações. É uma medida que vem dando certo em outros estados", ressaltou Sandro Avelar.
Auto de alerta – Além do policiamento preventivo, o trabalho feito pelo efetivo nas áreas centrais de Brasília também terá caráter educativo. "O auto de alerta terá como foco buscar pessoas em situação de risco para orientá-las; levantar informações para que possamos avaliar as possíveis áreas onde há risco; e, por último, orientar diretamente o cidadão", acrescentou Suamy Santana.
"Brasília é o centro de uma grande região metropolitana, por isso essas operações começam no Plano Piloto. E este caráter preventivo, educativo e presencial é muito importante para que a cidade tenha a tranquilidade de preparar sua agenda de grandes eventos e a população tenha uma sensação maior de segurança", avaliou o administrador de Brasília, Messias de Souza.
 
 Da Agência Brasília

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caso da 113 Sul: Marcado julgamento de Adriana Villela Publicado em  28/08/2019 - 07:47   Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos O Tribunal do Júri de Brasília marcou para 23 de setembro o início de um julgamento que, com certeza, entrará para a história da cidade. Dez anos depois do crime, ocorrido em agosto de 2009, os jurados vão dizer se Adriana Villela é a mandante do triplo homicídio que ficou conhecido como o Caso da 113 Sul. Em questão, o assassinato do ex-ministro José Guilherme Villela e da mulher dele, Maria Villela, pais de Adriana, e da funcionária do apartamento, Francisca Nascimento Silva. Será um julgamento para marcar o Judiciário por muitos motivos: é um crime que comoveu o país, com uma investigação da Polícia Civil que começou tumultuada e até resultou na condenação criminal da delegada Martha Vargas, primeira responsável pelo inquérito. Embate entre defesa e acusação Será um grande embate entre defesa e acusação. De um lado, o advogado Antôni...

7º Ação Social Edição Especial..

Em edição especial comemorativa aos 22 anos de Samambaia, ocorreu neste sábado (22) entre 09h e 13h entre as quadras QR 510/512 a 7ª edição da Ação Comunitária de Samambaia, evento itinerário que mensalmente leva à comunidade de Samambaia programações sociais relativas a esporte, lazer, saúde e segurança. O 11º BPM juntamente à Administração Regional de Samambaia e seus parceiros garantiram o sucesso da Ação que, mesmo com o tempo frio, contou com o prestígio dos moradores da Região Administrativa. Dentro da programação estava corte de cabelo, oferta de p ipoca, acessoria jurídica, atividades esportivas, cama elástica, atendimento odontológico, oftalmológico, aferição de pressão e glicose, atendimento do CRAS, CAPS, Conselho Tutelar, agentes de saúde (Dengue), e pintura para crianças.
Nas últimas 24 horas foram realizadas 13 prisões, sete apreensões de armas de fogo e 30 kg de maconha  Polícia Militar do Distrito Federal prendeu 13 pessoas e apreendeu três adolescentes nesta terça (26), por diversos crimes cometido no DF. Destacando-se a prisão de um traficante que utilizava um estabelecimento comercial como ponto de tráfico de droga na QNM22 da Ceilândia, ele portava ilegalmente uma arma de fogo, cal 45, 251 munições, 28kg de maconha e fazia uso de um veículo clonado produto de roubo.   Durante o dia houve diversas apreensões, recuperação de bens: Apreensão de armas:  um revólver cal. 38; uma pistola cal. 45; quatro pistola cal .40; uma espingarda; um simulacro de arma de fogo; três carregadores e 388 munições. Apreensão de substâncias entorpecentes:  36 tabletes de maconha; pesando 28kg; 77 pequenas porções de maconha; 15 porções de cocaína e três balanças de precisão. Recuperação de bens : foram recuperados três veí...