Pular para o conteúdo principal
Protesto contra PEC 37 reúne 3,5 mil em Brasília. Quatro pessoas são presasManifestantes caminharam até o Congresso Nacional e cantaram o hino nacional




Publicação: 22/06/2013 17:15 Atualização: 22/06/2013 21:26

Manifestantes seguem em direção ao Congresso Nacional (Mara Puljiz/CB/D.A Press)
Manifestantes seguem em direção ao Congresso Nacional


Pelo menos 3,5 mil pessoas se concentraram na tarde deste sábado (22/6) em passeata em direção ao Congresso Nacional a fim de manifestar contra a PEC 37, medida que retira do Ministério Público a atribuição de realizar investigações criminais. A concentração ocorreu no Museu da República. Até as 19h30, quatro pessoas haviam sido presas.

Integrantes do movimento querem o fim da corrupção (Mara Puljiz/CB/D.A Press)
Integrantes do movimento querem o fim da corrupção

O grupo interditou as quatro faixas esquerdas do Eixo Monumental, deixando apenas duas livres para os carros. Eles desceram até o Congresso cantando o hino nacional e carregando faixas e cartazes contra a PEC 37 e contra a corrupção. Além de outras reivindicações, eles exigiram que os mensaleiros condenados deixassem de exercer o mandato.

Policiais cercavam o Congresso Nacional (Mara Puljiz/CB/D.A Press)
Policiais cercavam o Congresso Nacional


Temendo que o episódio de quinta-feira (20/6) se repetisse, quando diversos atos de vandalismo foram registrados, inclusive no Palácio do Itamaraty, a segurança na Esplanada foi reforçada. O Congresso Nacional, o Palácio do Itamaraty e o Ministério da Justiça estavam completamente tomados pela Polícia Militar e pela cavalaria. A Força Nacional e a Polícia Rodoviária Federal também estavam presentes. Os manifestantes ocuparam o gramado central.

Grupo segue pelo Eixão Sul (Mara Puljiz/CB/D.A Press)
Grupo segue pelo Eixão Sul


Em menos de uma hora reunidos, os manifestantes cantaram o hino nacional em frente ao Congresso e seguiram pelo Eixo Monumental em direção à rodoviária. A intenção do grupo era bloquear o Eixão. Eles seguiram em direção a Asa Sul, mas mudaram de ideia e voltaram a caminhar para o Congresso Nacional, gritando "Copa do mundo, eu abro mão! Quero dinheiro para saúde e educação".


Ao chegar ao Congresso, debaixo de chuva, os manifestantes gritavam: "Chuva, não para não, está na hora de lavar a corrupção". Os jovens pediam que não houvesse atos de vandalismo. Muitos integrantes do movimento invadiram o espelho d'água em frente ao monumento. 

Enquanto um grupo gritava "Vamos invadir, vamos invadir", outro vaiava e pedia para as pessoas evitarem vandalismo. Em um momento, algumas pessoas chegaram a jogar água na polícia, mas não houve confronto. Elas foram repreendidas pelos próprios manifestantes.

Mais tarde, coquetéis molotov foram jogados na direção da polícia. Os artefatos estouraram no ar e próximo ao cordão de isolamento formado pelos policiais. Nenhhum dos militares reagiu nem saiu da formação. Vândalos apontaram fogos de artifício na direção de helicópteros da polícia.

Quando os ativistas começavam a se dispersar, uma bateria de samba chegou ao local, e trouxe novo ânimo e energia para os integrantes do movimento que resistiam ao frio e à chuva.

Segurança
Pelo menos 750 policiais fazem a segurança na Esplanada. Quatro pessoas foram presas e encaminhadas para a 5ª Delegacia de Polícia (área central). Durante uma revista preventiva, a polícia descobriu que eles carregavam na mochila pedras, coquetéis molotov, facas e um estilingue.

Centurion estacionado ao lado do Congresso Nacional (Leandro Kleber/CB/D.A Press)
Centurion estacionado ao lado do Congresso Nacional


Ao lado do Congresso está posicionado um dos últimos veículos adquiridos para lidar com multidões, o Centurion. O nome oficial é "carro para controle de distúrbio civil", que tem câmeras capazes de identificar qualquer pessoa que esteja no gramado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REUNIÃO NA SSP/DF COM M.U EM 25/06/2012, VEJAM RESULTADO. REUNIÃO COM SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO DF. PRESENTES: Secretário de Segurança Sandro Avelar; Secretário Adjunto Cel. Josiel; Cel. Suamy Comandante Geral da PMDF; Cel. Cesar Correia Sub Comandante Geral CBMDF e os membros que compõe o M.U SGT Joseny ( Espaço Livre PMDF ) ; ST Pato ( Blog ricardo Pato ); SGT Angelica; SGT Roosevelt; SGT Lucimar; Maj. Cruz; SGT Sansão; Cel RR Brambila ( Asor/PMDF ); Cel. Sergio ( Asof/PMDF ) e Cap. Chacon ( Asapol/PMDF ). 1) O Secretário Sandro Avelar: Enfatizou a respeitabilidade que aquela secretária tem pelos Policias Militares do DF, que estes devem e precisam serem valorizados no que suas remunerações. 2) Cel. Suamy Santana: Informou que ainda esta semana será realizada uma reunião no MPOG entre GDF; M.U. 3) Maj. Cruz: Pede ao Secretário para informa aos membros do M.U o que realmente tem de concreto para as categorias PM/CBDF. 4) Cel;. RR Brambila: Fala ...

BLOG JOÃO DIAS::

Justiça rejeita pedido e mantém blog de João Dias no ar  Policial Militar responsável pela queda de Orlando Silva aponta esquema de corrupção envolvendo secretário de governo do Distrito Federal Gabriel Castro O PM João Dias Ferreira, durante entrevista no Congresso  (José Cruz/ABr) A Justiça do Distrito Federal rejeitou uma liminar que pedia a retirada do ar do  blog do policial militar João Dias , autor de denúncias sobre o envolvimento de integrantes do governo do Distrito Federal com um esquema de corrupção. Dias também  é responsável por acusações que culminaram com a queda do ministro do Esporte, Orlando Silva . O pedido havia sido feito pelo empresário Adolfo Rodrigues de Oliveira Filho, acusado pelo soldado de lavagem de dinheiro. Este é mais um capítulo da interminável trama envolvendo personagens obscuros e governantes – no mínimo – incautos da capital federal. Nesse núcleo da história, a ligação entre os personagens é direta: o irmão de Paulo...
Policiais do X Patamo e do TOR retiram quatro armas de fogo das ruas do DF  06-12-14 12:52 Armas apreendidas pelos integrantes do TOR do BPRv. Foto: Rafael Brito. Quatro armas de fogo foram retiradas das ruas do Distrito Federal em pontos de bloqueio realizados pela PMDF, na noite desta sexta-feira (5). As apreensões aconteceram durante o estágio operacional de identificação veicular do 10º Curso de Patrulhamento Tático Móvel (X Patamo). Na primeira apreensão, por volta das 22h30, uma espingarda calibre 12, outra calibre 22 e um revólver 38 foram apreendidos em uma abordagem à três suspeitos em um GM/Classic, na altura do Km 32 da DF-180. Os policias desconfiaram dos ocupantes do carro, deram ordem de parada e na revista ao veículo foi encontrado as armas, além de 269 munições. Os detidos foram levados à delegacia. Minutos depois, em outro ponto de bloqueio na DF-290, próximo ao Gama, três homens em um GM/Opala foram parados. Na revista, foi encontrado uma espin...