Pular para o conteúdo principal
Protesto contra PEC 37 reúne 3,5 mil em Brasília. Quatro pessoas são presasManifestantes caminharam até o Congresso Nacional e cantaram o hino nacional




Publicação: 22/06/2013 17:15 Atualização: 22/06/2013 21:26

Manifestantes seguem em direção ao Congresso Nacional (Mara Puljiz/CB/D.A Press)
Manifestantes seguem em direção ao Congresso Nacional


Pelo menos 3,5 mil pessoas se concentraram na tarde deste sábado (22/6) em passeata em direção ao Congresso Nacional a fim de manifestar contra a PEC 37, medida que retira do Ministério Público a atribuição de realizar investigações criminais. A concentração ocorreu no Museu da República. Até as 19h30, quatro pessoas haviam sido presas.

Integrantes do movimento querem o fim da corrupção (Mara Puljiz/CB/D.A Press)
Integrantes do movimento querem o fim da corrupção

O grupo interditou as quatro faixas esquerdas do Eixo Monumental, deixando apenas duas livres para os carros. Eles desceram até o Congresso cantando o hino nacional e carregando faixas e cartazes contra a PEC 37 e contra a corrupção. Além de outras reivindicações, eles exigiram que os mensaleiros condenados deixassem de exercer o mandato.

Policiais cercavam o Congresso Nacional (Mara Puljiz/CB/D.A Press)
Policiais cercavam o Congresso Nacional


Temendo que o episódio de quinta-feira (20/6) se repetisse, quando diversos atos de vandalismo foram registrados, inclusive no Palácio do Itamaraty, a segurança na Esplanada foi reforçada. O Congresso Nacional, o Palácio do Itamaraty e o Ministério da Justiça estavam completamente tomados pela Polícia Militar e pela cavalaria. A Força Nacional e a Polícia Rodoviária Federal também estavam presentes. Os manifestantes ocuparam o gramado central.

Grupo segue pelo Eixão Sul (Mara Puljiz/CB/D.A Press)
Grupo segue pelo Eixão Sul


Em menos de uma hora reunidos, os manifestantes cantaram o hino nacional em frente ao Congresso e seguiram pelo Eixo Monumental em direção à rodoviária. A intenção do grupo era bloquear o Eixão. Eles seguiram em direção a Asa Sul, mas mudaram de ideia e voltaram a caminhar para o Congresso Nacional, gritando "Copa do mundo, eu abro mão! Quero dinheiro para saúde e educação".


Ao chegar ao Congresso, debaixo de chuva, os manifestantes gritavam: "Chuva, não para não, está na hora de lavar a corrupção". Os jovens pediam que não houvesse atos de vandalismo. Muitos integrantes do movimento invadiram o espelho d'água em frente ao monumento. 

Enquanto um grupo gritava "Vamos invadir, vamos invadir", outro vaiava e pedia para as pessoas evitarem vandalismo. Em um momento, algumas pessoas chegaram a jogar água na polícia, mas não houve confronto. Elas foram repreendidas pelos próprios manifestantes.

Mais tarde, coquetéis molotov foram jogados na direção da polícia. Os artefatos estouraram no ar e próximo ao cordão de isolamento formado pelos policiais. Nenhhum dos militares reagiu nem saiu da formação. Vândalos apontaram fogos de artifício na direção de helicópteros da polícia.

Quando os ativistas começavam a se dispersar, uma bateria de samba chegou ao local, e trouxe novo ânimo e energia para os integrantes do movimento que resistiam ao frio e à chuva.

Segurança
Pelo menos 750 policiais fazem a segurança na Esplanada. Quatro pessoas foram presas e encaminhadas para a 5ª Delegacia de Polícia (área central). Durante uma revista preventiva, a polícia descobriu que eles carregavam na mochila pedras, coquetéis molotov, facas e um estilingue.

Centurion estacionado ao lado do Congresso Nacional (Leandro Kleber/CB/D.A Press)
Centurion estacionado ao lado do Congresso Nacional


Ao lado do Congresso está posicionado um dos últimos veículos adquiridos para lidar com multidões, o Centurion. O nome oficial é "carro para controle de distúrbio civil", que tem câmeras capazes de identificar qualquer pessoa que esteja no gramado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEMANA DA ÁFRICA EM BRASÍLIA Ocorreu na manha desse sábado (27), no Parque da Cidade, a “Caminhada pela Paz Mundial” como atividades alusivas a “Semana da Àfrica em Brasília”. O evento aberto ao público contou representantes do corpo diplomático de países do continente africano, com a participação do Centro de Políticas Públicas da PMDF e Secretaria Adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. O evento  i niciou com a execução do hino nacional tocado por integrantes da banda de música da PMDF,  em seguida iniciou a caminhada,  a  chefe do Centro de Políticas Públicas, coronel  Andréa  Bastos  e a Tenente-Coronel Juscilene participaram  dessas atividades  representando a PMDF. A Semana da Àfrica teve como objetivo  aumentar a visibilidade africana e suas influências com comunidade brasiliense em relação a diversidade cultural e artístico africano.

Em prol da família..

Em prol da família 12/11/2011 19:25:00 A Praça um, em frente ao Centro Cultural Itapuã, no Setor Leste do Gama ficou lotada durante todo o dia de hoje com a festa organizada pelo 9º batalhão. O Programa de Mobilização Dedicado à Família (PMDF) reuniu membros da comunidade e policiais para um encontro com muita música, serviços sociais e brincadeiras com artistas, músicos e com demais profissionais locais. A intenção do comando é a de reforçar os laços com a comunidade local, que também deve se sentir parte da segurança da cidade. Quem foi ao evento, que começou às 8h, conseguiu pôde cortar o cabelo e aferir a pressão. Houve também orientações de prevenção a DST, câncer de mama e noções de primeiros socorros. Para as crianças foram instalados brinquedos infláveis, mesas de pingue-pongue e de totó. Houve também cavalgada, rodas de viola, banda de música e bolo de comemoração pelos 14 anos de serviços prestados pelo 9º batalhão à sociedade do Gama. Confira mais fotos da festa:
Funcionário do Procon suspeito de estelionato será exonerado Publicação:   11/09/2013 12:17 O funcionário comissionado do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), suspeito de estelionato será exonerado, A informação é do diretor geral do órgão Todi Moreno.  O homem foi preso em flagrante nesta terça-feira (10/9) , após fazer compras pela internet com o cartão de uma aposentada atendida por ele.  Leia mais notícias em Cidades O pedido para a exoneração já foi feito. De acordo com Todi Moreno, o órgão deve agir de maneira severa com relação a este caso. Um processo administrativo será aberto para investigar se houve mais casos de estelionato e se existem mais funcionários envolvidos.