Pular para o conteúdo principal
Alunos de pedagogia da Faculdade Horizonte se unem em prol de causa social

Iniciativa busca oferecer cadeiras de rodas a estudantes especiais e de baixa renda
12/05/2014

Paulo Henrique Oliveira recebeu a cadeira de rodas na última sexta-feira (9) (Vanderlei Souza/Divulgação)
Paulo Henrique Oliveira recebeu a cadeira de rodas na última sexta-feira (9)
Desde o nascimento, Paulo Henrique Oliveira, 26 anos, foi diagnosticado com problemas mentais. Porém, do ano passado para cá, a situação do jovem ficou mais complicada, por causa das várias convulsões que sofreu. Devido à piora, o rapaz passou a se sentir fraco e a ter dificuldades de locomoção. Antônia Oliveira, 49 anos, mãe de Paulo, relata que, por isso, as dificuldades para levá-lo ao hospital eram muitas. “Quando ele precisava se consultar, eu tinha que pedir ajuda aos vizinhos. Se eles não pudessem, eu ficava sem resolver. Até hoje, eu tenho problemas para sair de casa”, lamenta. 

A vida de Paulo fica um pouco mais fácil a partir desta sexta-feira (9/5), quando ele recebe a doação de um protótipo de cadeira especial do projeto “Inclusão um dever de todos”. Paulo Oliveira é o primeiro beneficiado pela iniciativa que surgiu como trabalho das disciplinas de ética, moral, bioética e educação inclusiva da Faculdade Horizonte, localizada em Santa Maria. Ao todo, 12 estudantes do 2º e 3º semestres de pedagogia se uniram para ajudar 20 alunos cadeirantes da Regional de Ensino de Santa Maria. A proposta é beneficiar apenas alunos da rede pública.

O projeto conta com a parceria da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). Segundo estudante de pedagogia Wexley Oliveira, um dos idealizadores, o uso da mão de obra dos detentos estimula a inclusão social e a ressocialização do preso. Outro benefício é que o material utilizado na confecção das cadeiras vem de bicicletas roubadas apreendidas pela Polícia. “Eles reutilizaram vários materiais que estavam esquecidos nos depósitos de delegacias”, esclarece Wexley Oliveira.

Segundo o estudante de pedagogia Vanderlei Souza, o principal desafio agora é juntar o dinheiro necessário. A barreira é superada com criatividade. “ O custo de produção das 20 mesas adaptadas é de R$ 9.986,00. Mas como a iniciativa envolve o uso de materiais sustentáveis, o preço cai para R$ 1.353,40.” 

Apesar da diminuição nos gastos, os estudantes de pedagogia até agora não conseguiram patrocínio. Wexley Oliveira destaca que foi criado um blog e uma conta bancária para arrecadar dinheiro. Porém, nenhum valor foi depositado. Wexley Oliveira espera que a iniciativa seja apoiada pela Secretaria de Educação no futuro. “Se um grupo de estudantes conseguiu tornar esse projeto realidade, imagina o que o governo poderá fazer. Portanto, é possível”. 

Ajude você também!
Informações: (61) 3012-1112

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEMANA DA ÁFRICA EM BRASÍLIA Ocorreu na manha desse sábado (27), no Parque da Cidade, a “Caminhada pela Paz Mundial” como atividades alusivas a “Semana da Àfrica em Brasília”. O evento aberto ao público contou representantes do corpo diplomático de países do continente africano, com a participação do Centro de Políticas Públicas da PMDF e Secretaria Adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. O evento  i niciou com a execução do hino nacional tocado por integrantes da banda de música da PMDF,  em seguida iniciou a caminhada,  a  chefe do Centro de Políticas Públicas, coronel  Andréa  Bastos  e a Tenente-Coronel Juscilene participaram  dessas atividades  representando a PMDF. A Semana da Àfrica teve como objetivo  aumentar a visibilidade africana e suas influências com comunidade brasiliense em relação a diversidade cultural e artístico africano.

Em prol da família..

Em prol da família 12/11/2011 19:25:00 A Praça um, em frente ao Centro Cultural Itapuã, no Setor Leste do Gama ficou lotada durante todo o dia de hoje com a festa organizada pelo 9º batalhão. O Programa de Mobilização Dedicado à Família (PMDF) reuniu membros da comunidade e policiais para um encontro com muita música, serviços sociais e brincadeiras com artistas, músicos e com demais profissionais locais. A intenção do comando é a de reforçar os laços com a comunidade local, que também deve se sentir parte da segurança da cidade. Quem foi ao evento, que começou às 8h, conseguiu pôde cortar o cabelo e aferir a pressão. Houve também orientações de prevenção a DST, câncer de mama e noções de primeiros socorros. Para as crianças foram instalados brinquedos infláveis, mesas de pingue-pongue e de totó. Houve também cavalgada, rodas de viola, banda de música e bolo de comemoração pelos 14 anos de serviços prestados pelo 9º batalhão à sociedade do Gama. Confira mais fotos da festa:
Funcionário do Procon suspeito de estelionato será exonerado Publicação:   11/09/2013 12:17 O funcionário comissionado do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), suspeito de estelionato será exonerado, A informação é do diretor geral do órgão Todi Moreno.  O homem foi preso em flagrante nesta terça-feira (10/9) , após fazer compras pela internet com o cartão de uma aposentada atendida por ele.  Leia mais notícias em Cidades O pedido para a exoneração já foi feito. De acordo com Todi Moreno, o órgão deve agir de maneira severa com relação a este caso. Um processo administrativo será aberto para investigar se houve mais casos de estelionato e se existem mais funcionários envolvidos.