Pular para o conteúdo principal
Alunos de pedagogia da Faculdade Horizonte se unem em prol de causa social

Iniciativa busca oferecer cadeiras de rodas a estudantes especiais e de baixa renda
12/05/2014

Paulo Henrique Oliveira recebeu a cadeira de rodas na última sexta-feira (9) (Vanderlei Souza/Divulgação)
Paulo Henrique Oliveira recebeu a cadeira de rodas na última sexta-feira (9)
Desde o nascimento, Paulo Henrique Oliveira, 26 anos, foi diagnosticado com problemas mentais. Porém, do ano passado para cá, a situação do jovem ficou mais complicada, por causa das várias convulsões que sofreu. Devido à piora, o rapaz passou a se sentir fraco e a ter dificuldades de locomoção. Antônia Oliveira, 49 anos, mãe de Paulo, relata que, por isso, as dificuldades para levá-lo ao hospital eram muitas. “Quando ele precisava se consultar, eu tinha que pedir ajuda aos vizinhos. Se eles não pudessem, eu ficava sem resolver. Até hoje, eu tenho problemas para sair de casa”, lamenta. 

A vida de Paulo fica um pouco mais fácil a partir desta sexta-feira (9/5), quando ele recebe a doação de um protótipo de cadeira especial do projeto “Inclusão um dever de todos”. Paulo Oliveira é o primeiro beneficiado pela iniciativa que surgiu como trabalho das disciplinas de ética, moral, bioética e educação inclusiva da Faculdade Horizonte, localizada em Santa Maria. Ao todo, 12 estudantes do 2º e 3º semestres de pedagogia se uniram para ajudar 20 alunos cadeirantes da Regional de Ensino de Santa Maria. A proposta é beneficiar apenas alunos da rede pública.

O projeto conta com a parceria da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). Segundo estudante de pedagogia Wexley Oliveira, um dos idealizadores, o uso da mão de obra dos detentos estimula a inclusão social e a ressocialização do preso. Outro benefício é que o material utilizado na confecção das cadeiras vem de bicicletas roubadas apreendidas pela Polícia. “Eles reutilizaram vários materiais que estavam esquecidos nos depósitos de delegacias”, esclarece Wexley Oliveira.

Segundo o estudante de pedagogia Vanderlei Souza, o principal desafio agora é juntar o dinheiro necessário. A barreira é superada com criatividade. “ O custo de produção das 20 mesas adaptadas é de R$ 9.986,00. Mas como a iniciativa envolve o uso de materiais sustentáveis, o preço cai para R$ 1.353,40.” 

Apesar da diminuição nos gastos, os estudantes de pedagogia até agora não conseguiram patrocínio. Wexley Oliveira destaca que foi criado um blog e uma conta bancária para arrecadar dinheiro. Porém, nenhum valor foi depositado. Wexley Oliveira espera que a iniciativa seja apoiada pela Secretaria de Educação no futuro. “Se um grupo de estudantes conseguiu tornar esse projeto realidade, imagina o que o governo poderá fazer. Portanto, é possível”. 

Ajude você também!
Informações: (61) 3012-1112

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REUNIÃO NA SSP/DF COM M.U EM 25/06/2012, VEJAM RESULTADO. REUNIÃO COM SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO DF. PRESENTES: Secretário de Segurança Sandro Avelar; Secretário Adjunto Cel. Josiel; Cel. Suamy Comandante Geral da PMDF; Cel. Cesar Correia Sub Comandante Geral CBMDF e os membros que compõe o M.U SGT Joseny ( Espaço Livre PMDF ) ; ST Pato ( Blog ricardo Pato ); SGT Angelica; SGT Roosevelt; SGT Lucimar; Maj. Cruz; SGT Sansão; Cel RR Brambila ( Asor/PMDF ); Cel. Sergio ( Asof/PMDF ) e Cap. Chacon ( Asapol/PMDF ). 1) O Secretário Sandro Avelar: Enfatizou a respeitabilidade que aquela secretária tem pelos Policias Militares do DF, que estes devem e precisam serem valorizados no que suas remunerações. 2) Cel. Suamy Santana: Informou que ainda esta semana será realizada uma reunião no MPOG entre GDF; M.U. 3) Maj. Cruz: Pede ao Secretário para informa aos membros do M.U o que realmente tem de concreto para as categorias PM/CBDF. 4) Cel;. RR Brambila: Fala ...

BLOG JOÃO DIAS::

Justiça rejeita pedido e mantém blog de João Dias no ar  Policial Militar responsável pela queda de Orlando Silva aponta esquema de corrupção envolvendo secretário de governo do Distrito Federal Gabriel Castro O PM João Dias Ferreira, durante entrevista no Congresso  (José Cruz/ABr) A Justiça do Distrito Federal rejeitou uma liminar que pedia a retirada do ar do  blog do policial militar João Dias , autor de denúncias sobre o envolvimento de integrantes do governo do Distrito Federal com um esquema de corrupção. Dias também  é responsável por acusações que culminaram com a queda do ministro do Esporte, Orlando Silva . O pedido havia sido feito pelo empresário Adolfo Rodrigues de Oliveira Filho, acusado pelo soldado de lavagem de dinheiro. Este é mais um capítulo da interminável trama envolvendo personagens obscuros e governantes – no mínimo – incautos da capital federal. Nesse núcleo da história, a ligação entre os personagens é direta: o irmão de Paulo...
Policiais do X Patamo e do TOR retiram quatro armas de fogo das ruas do DF  06-12-14 12:52 Armas apreendidas pelos integrantes do TOR do BPRv. Foto: Rafael Brito. Quatro armas de fogo foram retiradas das ruas do Distrito Federal em pontos de bloqueio realizados pela PMDF, na noite desta sexta-feira (5). As apreensões aconteceram durante o estágio operacional de identificação veicular do 10º Curso de Patrulhamento Tático Móvel (X Patamo). Na primeira apreensão, por volta das 22h30, uma espingarda calibre 12, outra calibre 22 e um revólver 38 foram apreendidos em uma abordagem à três suspeitos em um GM/Classic, na altura do Km 32 da DF-180. Os policias desconfiaram dos ocupantes do carro, deram ordem de parada e na revista ao veículo foi encontrado as armas, além de 269 munições. Os detidos foram levados à delegacia. Minutos depois, em outro ponto de bloqueio na DF-290, próximo ao Gama, três homens em um GM/Opala foram parados. Na revista, foi encontrado uma espin...