Pular para o conteúdo principal
Quase 74 mil eleitores do DF irão votar pela primeira vez na vida este anoEsses jovens de primeira viagem podem chegar a decidir alguns cargos

Atualização: 03/05/2014 21:31

Lorena e Ludmilla vão basear os votos em muita pesquisa e estão ansiosas para encararem a urna eletrônica pela primeira vez (Breno Fortes/CB/D.A Press)
Lorena e Ludmilla vão basear os votos em muita pesquisa e estão ansiosas para encararem a urna eletrônica pela primeira vez

A geração que vai pela primeira vez às urnas neste ano, na maioria das vezes, protagonizou os últimos protestos no Brasil e na capital da República. Muitos sentiram o gostinho da política no sentido básico da palavra e de integrar um processo democrático de mudança em um país a partir das manifestações. Jovens como o estudante Rodrigo Andres Fischer, de 17 anos. Ao ver milhões de pessoas nas ruas, com faixas e cartazes, e ouvir gritos de ordem clamando por mudanças, ele se sentiu obrigado a entender o que era a necessidade daqueles manifestantes. “Os protestos me fizeram pensar e entender o que estava acontecendo. Antes de me manifestar, eu tinha que entender”, explica o estudante.

Rodrigo vai votar pela primeira vez. Como ele, jovens entre 16 e 18 anos de idade se preparam para enfrentar o desafio de escolher os futuros governantes da cidade e do país. Meninos e meninas ouvidos pelo Correio buscam a melhor forma de resolver a questão. Somente no Distrito Federal (DF), segundo números do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), serão 73.898 mil eleitores na faixa etária. Ansiedade e esperança em uma nova realidade política para Brasília são alguns dos sentimentos que permeiam a cabeça dos eleitores novatos.

Leia mais notícias de Cidades

No embalo das manifestações, o brasiliense Rodrigo pesquisou sobre os candidatos, mas ainda não se decidiu sobre os nomes que serão validados nas urnas. “Eu ainda tenho muitas incertezas. Será que meu voto vai fazer a diferença ou vai prejudicar?”, questiona-se. As dúvidas espalham-se para outros adolescentes. Há quatro anos, elas eram tantas que a estudante Lorenna Resende, 19, optou por só votar agora. Nas últimas eleições, mesmo com idade para escolher, ela preferiu não participar do processo eleitoral. “Eu não me sentia à vontade. Pelos discursos que ouvia, achava totalmente desnecessário, mas de lá pra cá, aconteceram algumas coisas: eu me envolvi mais com política, pesquisei” conta a jovem. Assim como Rodrigo, Lorenna está ansiosa para ver o resultado e as consequências dos votos. “Nós temos a oportunidade de mudar o que não está bom”, defende.

Fazer a diferença para o bem na sociedade com um único voto é incerto, mas está entre um dos maiores desejos dos jovens, segundo as pessoas ouvidas pela reportagem. Todos querem contribuir para uma mudança positiva nas áreas prioritárias para a população, como a saúde, a segurança e a educação. “O Brasil precisa melhorar em muita coisa, como infraestrutura. Eu viajo e percebo a diferença daqui para outros países. Acho que podemos conseguir mudar com o voto. Quanto mais pessoas com o objetivo de mudar as coisas, de desenvolver o Brasil, o resultado será melhor”, avalia Giulio Henrique de Andrade Pasini, de 16 anos. O adolescente não tem a obrigação de votar, mas não abre mão de participar. “Nós precisamos crescer”, justificou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caso da 113 Sul: Marcado julgamento de Adriana Villela Publicado em  28/08/2019 - 07:47   Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos O Tribunal do Júri de Brasília marcou para 23 de setembro o início de um julgamento que, com certeza, entrará para a história da cidade. Dez anos depois do crime, ocorrido em agosto de 2009, os jurados vão dizer se Adriana Villela é a mandante do triplo homicídio que ficou conhecido como o Caso da 113 Sul. Em questão, o assassinato do ex-ministro José Guilherme Villela e da mulher dele, Maria Villela, pais de Adriana, e da funcionária do apartamento, Francisca Nascimento Silva. Será um julgamento para marcar o Judiciário por muitos motivos: é um crime que comoveu o país, com uma investigação da Polícia Civil que começou tumultuada e até resultou na condenação criminal da delegada Martha Vargas, primeira responsável pelo inquérito. Embate entre defesa e acusação Será um grande embate entre defesa e acusação. De um lado, o advogado Antôni...

7º Ação Social Edição Especial..

Em edição especial comemorativa aos 22 anos de Samambaia, ocorreu neste sábado (22) entre 09h e 13h entre as quadras QR 510/512 a 7ª edição da Ação Comunitária de Samambaia, evento itinerário que mensalmente leva à comunidade de Samambaia programações sociais relativas a esporte, lazer, saúde e segurança. O 11º BPM juntamente à Administração Regional de Samambaia e seus parceiros garantiram o sucesso da Ação que, mesmo com o tempo frio, contou com o prestígio dos moradores da Região Administrativa. Dentro da programação estava corte de cabelo, oferta de p ipoca, acessoria jurídica, atividades esportivas, cama elástica, atendimento odontológico, oftalmológico, aferição de pressão e glicose, atendimento do CRAS, CAPS, Conselho Tutelar, agentes de saúde (Dengue), e pintura para crianças.
Nas últimas 24 horas foram realizadas 13 prisões, sete apreensões de armas de fogo e 30 kg de maconha  Polícia Militar do Distrito Federal prendeu 13 pessoas e apreendeu três adolescentes nesta terça (26), por diversos crimes cometido no DF. Destacando-se a prisão de um traficante que utilizava um estabelecimento comercial como ponto de tráfico de droga na QNM22 da Ceilândia, ele portava ilegalmente uma arma de fogo, cal 45, 251 munições, 28kg de maconha e fazia uso de um veículo clonado produto de roubo.   Durante o dia houve diversas apreensões, recuperação de bens: Apreensão de armas:  um revólver cal. 38; uma pistola cal. 45; quatro pistola cal .40; uma espingarda; um simulacro de arma de fogo; três carregadores e 388 munições. Apreensão de substâncias entorpecentes:  36 tabletes de maconha; pesando 28kg; 77 pequenas porções de maconha; 15 porções de cocaína e três balanças de precisão. Recuperação de bens : foram recuperados três veí...