Pular para o conteúdo principal
Mulher entra em trabalho de parto e bebê nasce dentro de carro no Lago SulFamília estava a caminho do hospital, quando a criança veio ao mundo

Uma mulher deu à luz a uma menina dentro do carro, no Lago Sul, nesta manhã (25/10). A atendente Leidiane Alves Batista, 23 anos, estava a caminho do hospital, com o marido, o ajudante de ferragens Murilo Santos da Hora, 23 anos, no veículo da família, quando a criança começou a nascer. O socorro do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas Lays não esperou e veio ao mundo ajudada por pessoas que estavam nos comércios da QI 23. O parto foi improvisado no banco traseiro do veículo, com panos de chão. Após o nascimento, mãe e filha passam bem e seguem internadas no Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib).

A família mora no Jardim ABC, em Cidade Ocidental (GO), e vinha para Brasília para tentar atendimento na rede pública. Desde o início da manhã, Leidiane, que trabalha em uma farmácia, no Gilberto Salomão, sentia contrações. Quando passavam pelo Lago Sul, na altura da QI 23, Lays começou a nascer, de acordo com o pai da criança. “Eu parei no comércio para pedir ajuda no posto de gasolina, mas não deu tempo”, explica Murilo. Algumas pessoas que estavam no local viram a movimentação e procuraram médicos que estariam nos estabelecimentos vizinhos. A designer Daniele Weyne, 43 anos, viu a aglomeração e decidiu ajudar. “Ninguém queria se aproximar. Quando cheguei perto, vi que a cabeça da bebê já estava para fora. Então, eu a segurei, porque senão, ela cairia ali no chão do carro”, afirma.

Para proteger a criança da sujeira do assoalho, Daniele jogou alguns panos de chão que um vendedor ambulante oferecia, na quadra. “Não sei como consegui fazer um parto. Meu pai é obstetra, então já tinha ouvido, em casa, o que deve ser feito nessas horas. No entanto, não tinha a experiência”, conta Daniele. O fato de já ter passado por três partos, dois deles normais, também a ajudou. “Como eu já tinha feito dois partos normal, não fiquei impressionada com a cena. Por isso, consegui agir”, acredita a designer. 

Depois do nascimento de Lays, a médica gastroenterologista e professora da Universidade de Brasília (UnB) Cintia Mendes Clemente, 44 anos, avaliou ambas e atestou bom estado de saúde. Ela estava na mercearia da quadra, quando um homem pediu a ajuda de algum médico para atendimento de urgência. “Até então, não sabia do que se tratava. Quando cheguei ao carro, a bebê já estava nos braços da mãe e as examinei rapidamente. Vi que estavam em bom estado de saúde, que havia corrido tudo bem, e recomendei que fossem ao Hmib para fazer a retirada da placenta”, descreve. 

Melhores condições


A pequena Lays logo após o nascimento, a caminho do hospital (Arquivo familiar)
A pequena Lays logo após o nascimento, a caminho do hospital


Leidiane e Lays estão internadas no Hmib e devem receber alta amanhã (26/10), na previsão do pai da criança, Murilo Santos da Hora. “Elas estão bem, mas ficaram lá para garantir que está tudo bem”, diz. A menina nasceu com 2,6 kg, foi higienizada e já se alimentou, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF. A mãe, por sua vez, foi atendida no Centro Obstétrico e passou por procedimentos padrões. As duas estão estáveis e passam bem. Apesar do susto, ele conta que está feliz com a chegada da caçula. “É uma emoção muito grande o nascimento de uma filha”, festeja. O casal tem outro filho, Gabriel, de três anos. “Ele ficou na casa da avó e está chorando muito. Ele deve se acalmar quando mãe e filha chegarem em casa”, conta. 

A forma como Lays nasceu é reflexo do abandono em que a população do Entorno do DF vive, na opinião do pai. “O que aconteceu hoje foi um abuso. Como não temos um posto de saúde perto de casa, onde minha esposa pudesse fazer o parto, tivemos que correr para o hopital no DF”, reclama. Murilo torce para os filhos tenham um futuro com menos dificuldades. “Acho que por agora, eles não vão sentir tanto necessidade, mas quando foram para a escola, pode ser que tenham problemas com a falta de oportunidades. Quero que o país esteja melhor para eles não viverem situações como a de hoje”, afirma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEMANA DA ÁFRICA EM BRASÍLIA Ocorreu na manha desse sábado (27), no Parque da Cidade, a “Caminhada pela Paz Mundial” como atividades alusivas a “Semana da Àfrica em Brasília”. O evento aberto ao público contou representantes do corpo diplomático de países do continente africano, com a participação do Centro de Políticas Públicas da PMDF e Secretaria Adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. O evento  i niciou com a execução do hino nacional tocado por integrantes da banda de música da PMDF,  em seguida iniciou a caminhada,  a  chefe do Centro de Políticas Públicas, coronel  Andréa  Bastos  e a Tenente-Coronel Juscilene participaram  dessas atividades  representando a PMDF. A Semana da Àfrica teve como objetivo  aumentar a visibilidade africana e suas influências com comunidade brasiliense em relação a diversidade cultural e artístico africano.

Em prol da família..

Em prol da família 12/11/2011 19:25:00 A Praça um, em frente ao Centro Cultural Itapuã, no Setor Leste do Gama ficou lotada durante todo o dia de hoje com a festa organizada pelo 9º batalhão. O Programa de Mobilização Dedicado à Família (PMDF) reuniu membros da comunidade e policiais para um encontro com muita música, serviços sociais e brincadeiras com artistas, músicos e com demais profissionais locais. A intenção do comando é a de reforçar os laços com a comunidade local, que também deve se sentir parte da segurança da cidade. Quem foi ao evento, que começou às 8h, conseguiu pôde cortar o cabelo e aferir a pressão. Houve também orientações de prevenção a DST, câncer de mama e noções de primeiros socorros. Para as crianças foram instalados brinquedos infláveis, mesas de pingue-pongue e de totó. Houve também cavalgada, rodas de viola, banda de música e bolo de comemoração pelos 14 anos de serviços prestados pelo 9º batalhão à sociedade do Gama. Confira mais fotos da festa:
Funcionário do Procon suspeito de estelionato será exonerado Publicação:   11/09/2013 12:17 O funcionário comissionado do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), suspeito de estelionato será exonerado, A informação é do diretor geral do órgão Todi Moreno.  O homem foi preso em flagrante nesta terça-feira (10/9) , após fazer compras pela internet com o cartão de uma aposentada atendida por ele.  Leia mais notícias em Cidades O pedido para a exoneração já foi feito. De acordo com Todi Moreno, o órgão deve agir de maneira severa com relação a este caso. Um processo administrativo será aberto para investigar se houve mais casos de estelionato e se existem mais funcionários envolvidos.