Pular para o conteúdo principal
Mulher entra em trabalho de parto e bebê nasce dentro de carro no Lago SulFamília estava a caminho do hospital, quando a criança veio ao mundo

Uma mulher deu à luz a uma menina dentro do carro, no Lago Sul, nesta manhã (25/10). A atendente Leidiane Alves Batista, 23 anos, estava a caminho do hospital, com o marido, o ajudante de ferragens Murilo Santos da Hora, 23 anos, no veículo da família, quando a criança começou a nascer. O socorro do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas Lays não esperou e veio ao mundo ajudada por pessoas que estavam nos comércios da QI 23. O parto foi improvisado no banco traseiro do veículo, com panos de chão. Após o nascimento, mãe e filha passam bem e seguem internadas no Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib).

A família mora no Jardim ABC, em Cidade Ocidental (GO), e vinha para Brasília para tentar atendimento na rede pública. Desde o início da manhã, Leidiane, que trabalha em uma farmácia, no Gilberto Salomão, sentia contrações. Quando passavam pelo Lago Sul, na altura da QI 23, Lays começou a nascer, de acordo com o pai da criança. “Eu parei no comércio para pedir ajuda no posto de gasolina, mas não deu tempo”, explica Murilo. Algumas pessoas que estavam no local viram a movimentação e procuraram médicos que estariam nos estabelecimentos vizinhos. A designer Daniele Weyne, 43 anos, viu a aglomeração e decidiu ajudar. “Ninguém queria se aproximar. Quando cheguei perto, vi que a cabeça da bebê já estava para fora. Então, eu a segurei, porque senão, ela cairia ali no chão do carro”, afirma.

Para proteger a criança da sujeira do assoalho, Daniele jogou alguns panos de chão que um vendedor ambulante oferecia, na quadra. “Não sei como consegui fazer um parto. Meu pai é obstetra, então já tinha ouvido, em casa, o que deve ser feito nessas horas. No entanto, não tinha a experiência”, conta Daniele. O fato de já ter passado por três partos, dois deles normais, também a ajudou. “Como eu já tinha feito dois partos normal, não fiquei impressionada com a cena. Por isso, consegui agir”, acredita a designer. 

Depois do nascimento de Lays, a médica gastroenterologista e professora da Universidade de Brasília (UnB) Cintia Mendes Clemente, 44 anos, avaliou ambas e atestou bom estado de saúde. Ela estava na mercearia da quadra, quando um homem pediu a ajuda de algum médico para atendimento de urgência. “Até então, não sabia do que se tratava. Quando cheguei ao carro, a bebê já estava nos braços da mãe e as examinei rapidamente. Vi que estavam em bom estado de saúde, que havia corrido tudo bem, e recomendei que fossem ao Hmib para fazer a retirada da placenta”, descreve. 

Melhores condições


A pequena Lays logo após o nascimento, a caminho do hospital (Arquivo familiar)
A pequena Lays logo após o nascimento, a caminho do hospital


Leidiane e Lays estão internadas no Hmib e devem receber alta amanhã (26/10), na previsão do pai da criança, Murilo Santos da Hora. “Elas estão bem, mas ficaram lá para garantir que está tudo bem”, diz. A menina nasceu com 2,6 kg, foi higienizada e já se alimentou, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF. A mãe, por sua vez, foi atendida no Centro Obstétrico e passou por procedimentos padrões. As duas estão estáveis e passam bem. Apesar do susto, ele conta que está feliz com a chegada da caçula. “É uma emoção muito grande o nascimento de uma filha”, festeja. O casal tem outro filho, Gabriel, de três anos. “Ele ficou na casa da avó e está chorando muito. Ele deve se acalmar quando mãe e filha chegarem em casa”, conta. 

A forma como Lays nasceu é reflexo do abandono em que a população do Entorno do DF vive, na opinião do pai. “O que aconteceu hoje foi um abuso. Como não temos um posto de saúde perto de casa, onde minha esposa pudesse fazer o parto, tivemos que correr para o hopital no DF”, reclama. Murilo torce para os filhos tenham um futuro com menos dificuldades. “Acho que por agora, eles não vão sentir tanto necessidade, mas quando foram para a escola, pode ser que tenham problemas com a falta de oportunidades. Quero que o país esteja melhor para eles não viverem situações como a de hoje”, afirma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caso da 113 Sul: Marcado julgamento de Adriana Villela Publicado em  28/08/2019 - 07:47   Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos O Tribunal do Júri de Brasília marcou para 23 de setembro o início de um julgamento que, com certeza, entrará para a história da cidade. Dez anos depois do crime, ocorrido em agosto de 2009, os jurados vão dizer se Adriana Villela é a mandante do triplo homicídio que ficou conhecido como o Caso da 113 Sul. Em questão, o assassinato do ex-ministro José Guilherme Villela e da mulher dele, Maria Villela, pais de Adriana, e da funcionária do apartamento, Francisca Nascimento Silva. Será um julgamento para marcar o Judiciário por muitos motivos: é um crime que comoveu o país, com uma investigação da Polícia Civil que começou tumultuada e até resultou na condenação criminal da delegada Martha Vargas, primeira responsável pelo inquérito. Embate entre defesa e acusação Será um grande embate entre defesa e acusação. De um lado, o advogado Antôni...

7º Ação Social Edição Especial..

Em edição especial comemorativa aos 22 anos de Samambaia, ocorreu neste sábado (22) entre 09h e 13h entre as quadras QR 510/512 a 7ª edição da Ação Comunitária de Samambaia, evento itinerário que mensalmente leva à comunidade de Samambaia programações sociais relativas a esporte, lazer, saúde e segurança. O 11º BPM juntamente à Administração Regional de Samambaia e seus parceiros garantiram o sucesso da Ação que, mesmo com o tempo frio, contou com o prestígio dos moradores da Região Administrativa. Dentro da programação estava corte de cabelo, oferta de p ipoca, acessoria jurídica, atividades esportivas, cama elástica, atendimento odontológico, oftalmológico, aferição de pressão e glicose, atendimento do CRAS, CAPS, Conselho Tutelar, agentes de saúde (Dengue), e pintura para crianças.
Nas últimas 24 horas foram realizadas 13 prisões, sete apreensões de armas de fogo e 30 kg de maconha  Polícia Militar do Distrito Federal prendeu 13 pessoas e apreendeu três adolescentes nesta terça (26), por diversos crimes cometido no DF. Destacando-se a prisão de um traficante que utilizava um estabelecimento comercial como ponto de tráfico de droga na QNM22 da Ceilândia, ele portava ilegalmente uma arma de fogo, cal 45, 251 munições, 28kg de maconha e fazia uso de um veículo clonado produto de roubo.   Durante o dia houve diversas apreensões, recuperação de bens: Apreensão de armas:  um revólver cal. 38; uma pistola cal. 45; quatro pistola cal .40; uma espingarda; um simulacro de arma de fogo; três carregadores e 388 munições. Apreensão de substâncias entorpecentes:  36 tabletes de maconha; pesando 28kg; 77 pequenas porções de maconha; 15 porções de cocaína e três balanças de precisão. Recuperação de bens : foram recuperados três veí...