Pular para o conteúdo principal
Mulher entra em trabalho de parto e bebê nasce dentro de carro no Lago SulFamília estava a caminho do hospital, quando a criança veio ao mundo

Uma mulher deu à luz a uma menina dentro do carro, no Lago Sul, nesta manhã (25/10). A atendente Leidiane Alves Batista, 23 anos, estava a caminho do hospital, com o marido, o ajudante de ferragens Murilo Santos da Hora, 23 anos, no veículo da família, quando a criança começou a nascer. O socorro do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas Lays não esperou e veio ao mundo ajudada por pessoas que estavam nos comércios da QI 23. O parto foi improvisado no banco traseiro do veículo, com panos de chão. Após o nascimento, mãe e filha passam bem e seguem internadas no Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib).

A família mora no Jardim ABC, em Cidade Ocidental (GO), e vinha para Brasília para tentar atendimento na rede pública. Desde o início da manhã, Leidiane, que trabalha em uma farmácia, no Gilberto Salomão, sentia contrações. Quando passavam pelo Lago Sul, na altura da QI 23, Lays começou a nascer, de acordo com o pai da criança. “Eu parei no comércio para pedir ajuda no posto de gasolina, mas não deu tempo”, explica Murilo. Algumas pessoas que estavam no local viram a movimentação e procuraram médicos que estariam nos estabelecimentos vizinhos. A designer Daniele Weyne, 43 anos, viu a aglomeração e decidiu ajudar. “Ninguém queria se aproximar. Quando cheguei perto, vi que a cabeça da bebê já estava para fora. Então, eu a segurei, porque senão, ela cairia ali no chão do carro”, afirma.

Para proteger a criança da sujeira do assoalho, Daniele jogou alguns panos de chão que um vendedor ambulante oferecia, na quadra. “Não sei como consegui fazer um parto. Meu pai é obstetra, então já tinha ouvido, em casa, o que deve ser feito nessas horas. No entanto, não tinha a experiência”, conta Daniele. O fato de já ter passado por três partos, dois deles normais, também a ajudou. “Como eu já tinha feito dois partos normal, não fiquei impressionada com a cena. Por isso, consegui agir”, acredita a designer. 

Depois do nascimento de Lays, a médica gastroenterologista e professora da Universidade de Brasília (UnB) Cintia Mendes Clemente, 44 anos, avaliou ambas e atestou bom estado de saúde. Ela estava na mercearia da quadra, quando um homem pediu a ajuda de algum médico para atendimento de urgência. “Até então, não sabia do que se tratava. Quando cheguei ao carro, a bebê já estava nos braços da mãe e as examinei rapidamente. Vi que estavam em bom estado de saúde, que havia corrido tudo bem, e recomendei que fossem ao Hmib para fazer a retirada da placenta”, descreve. 

Melhores condições


A pequena Lays logo após o nascimento, a caminho do hospital (Arquivo familiar)
A pequena Lays logo após o nascimento, a caminho do hospital


Leidiane e Lays estão internadas no Hmib e devem receber alta amanhã (26/10), na previsão do pai da criança, Murilo Santos da Hora. “Elas estão bem, mas ficaram lá para garantir que está tudo bem”, diz. A menina nasceu com 2,6 kg, foi higienizada e já se alimentou, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF. A mãe, por sua vez, foi atendida no Centro Obstétrico e passou por procedimentos padrões. As duas estão estáveis e passam bem. Apesar do susto, ele conta que está feliz com a chegada da caçula. “É uma emoção muito grande o nascimento de uma filha”, festeja. O casal tem outro filho, Gabriel, de três anos. “Ele ficou na casa da avó e está chorando muito. Ele deve se acalmar quando mãe e filha chegarem em casa”, conta. 

A forma como Lays nasceu é reflexo do abandono em que a população do Entorno do DF vive, na opinião do pai. “O que aconteceu hoje foi um abuso. Como não temos um posto de saúde perto de casa, onde minha esposa pudesse fazer o parto, tivemos que correr para o hopital no DF”, reclama. Murilo torce para os filhos tenham um futuro com menos dificuldades. “Acho que por agora, eles não vão sentir tanto necessidade, mas quando foram para a escola, pode ser que tenham problemas com a falta de oportunidades. Quero que o país esteja melhor para eles não viverem situações como a de hoje”, afirma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REUNIÃO NA SSP/DF COM M.U EM 25/06/2012, VEJAM RESULTADO. REUNIÃO COM SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO DF. PRESENTES: Secretário de Segurança Sandro Avelar; Secretário Adjunto Cel. Josiel; Cel. Suamy Comandante Geral da PMDF; Cel. Cesar Correia Sub Comandante Geral CBMDF e os membros que compõe o M.U SGT Joseny ( Espaço Livre PMDF ) ; ST Pato ( Blog ricardo Pato ); SGT Angelica; SGT Roosevelt; SGT Lucimar; Maj. Cruz; SGT Sansão; Cel RR Brambila ( Asor/PMDF ); Cel. Sergio ( Asof/PMDF ) e Cap. Chacon ( Asapol/PMDF ). 1) O Secretário Sandro Avelar: Enfatizou a respeitabilidade que aquela secretária tem pelos Policias Militares do DF, que estes devem e precisam serem valorizados no que suas remunerações. 2) Cel. Suamy Santana: Informou que ainda esta semana será realizada uma reunião no MPOG entre GDF; M.U. 3) Maj. Cruz: Pede ao Secretário para informa aos membros do M.U o que realmente tem de concreto para as categorias PM/CBDF. 4) Cel;. RR Brambila: Fala ...

BLOG JOÃO DIAS::

Justiça rejeita pedido e mantém blog de João Dias no ar  Policial Militar responsável pela queda de Orlando Silva aponta esquema de corrupção envolvendo secretário de governo do Distrito Federal Gabriel Castro O PM João Dias Ferreira, durante entrevista no Congresso  (José Cruz/ABr) A Justiça do Distrito Federal rejeitou uma liminar que pedia a retirada do ar do  blog do policial militar João Dias , autor de denúncias sobre o envolvimento de integrantes do governo do Distrito Federal com um esquema de corrupção. Dias também  é responsável por acusações que culminaram com a queda do ministro do Esporte, Orlando Silva . O pedido havia sido feito pelo empresário Adolfo Rodrigues de Oliveira Filho, acusado pelo soldado de lavagem de dinheiro. Este é mais um capítulo da interminável trama envolvendo personagens obscuros e governantes – no mínimo – incautos da capital federal. Nesse núcleo da história, a ligação entre os personagens é direta: o irmão de Paulo...
Policiais do X Patamo e do TOR retiram quatro armas de fogo das ruas do DF  06-12-14 12:52 Armas apreendidas pelos integrantes do TOR do BPRv. Foto: Rafael Brito. Quatro armas de fogo foram retiradas das ruas do Distrito Federal em pontos de bloqueio realizados pela PMDF, na noite desta sexta-feira (5). As apreensões aconteceram durante o estágio operacional de identificação veicular do 10º Curso de Patrulhamento Tático Móvel (X Patamo). Na primeira apreensão, por volta das 22h30, uma espingarda calibre 12, outra calibre 22 e um revólver 38 foram apreendidos em uma abordagem à três suspeitos em um GM/Classic, na altura do Km 32 da DF-180. Os policias desconfiaram dos ocupantes do carro, deram ordem de parada e na revista ao veículo foi encontrado as armas, além de 269 munições. Os detidos foram levados à delegacia. Minutos depois, em outro ponto de bloqueio na DF-290, próximo ao Gama, três homens em um GM/Opala foram parados. Na revista, foi encontrado uma espin...